
O chefe do Executivo estadual reforçou a importância da parceria entre os setores público e privado para fortalecer o atendimento especializado a mães e recém-nascidos.
O Hospital da Cassems de Corumbá, na tarde da última terça-feira (23), recebeu a visita do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que veio especialmente à região para conhecer o andamento das obras da futura UTI Neonatal. O encontro marcou um momento de forte diálogo e integração, evidenciando o compromisso do Governo do Estado com a descentralização e o fortalecimento da saúde em todo o território sul-mato-grossense.
Durante a vistoria, foram apresentados os avanços estruturais da obra e detalhados os impactos positivos que a nova unidade trará para a assistência médico-hospitalar. A implantação da UTI Neonatal é apontada como um divisor de águas para Corumbá e cidades vizinhas, preenchendo uma lacuna histórica no atendimento de alta complexidade na região pantaneira.
A visita técnica reforçou que a sinergia entre o setor público e a iniciativa privada permanece sendo o motor principal para a expansão da capacidade de atendimento especializado no município, consolidando Corumbá como um polo definitivo de saúde regional.
Um novo marco para a assistência materno-infantil
A futura ala hospitalar foi projetada para garantir segurança e suporte tecnológico de ponta nos momentos mais críticos.
Os principais benefícios incluem:
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, enfatizou o impacto social da nova ala e a importância de regionalizar a saúde de alta complexidade em Mato Grosso do Sul:
“A implantação desta UTI Neonatal em Corumbá é a materialização do nosso compromisso de levar medicina de ponta para onde as pessoas mais precisam. Ter o governador Eduardo Riedel acompanhando esse avanço reforça que a saúde se faz com sensibilidade e parceria. Salvar a vida de um recém-nascido aqui mesmo no Pantanal, perto de sua família e sem o desgaste de uma transferência para a capital, é um ganho imensurável em dignidade humana. É um divisor de águas para a região”, pontuou Ayache.
Para o gerente da unidade hospitalar, Pedro Fernandes, “essa é uma conquista muito importante para Corumbá e para toda a região pantaneira, pois vai ampliar a capacidade de atendimento especializado aos recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos. A implantação da UTI Neonatal representa mais segurança, mais qualidade assistencial e mais tranquilidade para as famílias, que poderão contar com esse suporte sem a necessidade de deslocamentos para outros municípios”.
Números nova UTI Neonatal e Pediátrica Hospital Cassems de Corumbá
Parceria Pública (SUS)
A obra conta com o apoio da Prefeitura de Corumbá e há tratativas avançadas para formalizar convênios que permitam o atendimento de recém-nascidos do setor público (SUS).