
A prisão de um assessor de Lídio Lopes com R$ 127 mil em espécie e propaganda eleitoral é um vexame para a campanha do deputado. José Antônio Pires de Souza, o Zé Bocão, foi detido na noite de 30 de setembro, sob suspeita de compra de votos. Na reta final da disputa, o nome do candidato aparece diretamente ligado a uma ocorrência que reúne dinheiro em pacotes, material de campanha e relato policial de tentativa de suborno. Trata-se de um retrato vergonhoso e revoltante.
Segundo o registro policial, o veículo transportava santinhos, faixas e adesivos de Lídio. O assessor afirmou que trabalhava na campanha e levaria o conteúdo para Mundo Novo, mas não esclareceu a procedência dos valores durante a abordagem. A cena compromete o falso discurso de confiança cultivado nos palanques. A imagem pública de uma candidatura também é atingida pelo comportamento de quem atua em seu nome.
O ponto mais repugnante da ocorrência está no relato de que Zé Bocão teria oferecido R$ 5 mil a cada policial para evitar o encaminhamento à delegacia. Sem sombra de dúvida, a conduta revela a arrogância de quem imagina que dinheiro pode comprar a interrupção do trabalho policial. É um desprezo intolerável pela autoridade pública e pelo dever de fiscalização. A suposta oferta transforma um episódio já grave em demonstração ainda mais ofensiva de desrespeito às instituições e à população.
Diretamente ligado a Lídio, Zé Bocão é ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Mundo Novo e nomeado no gabinete do deputado, de quem também recebeu o título de cidadão sul-mato-grossense. A proximidade e todo material apreendido fortalecem a suspeita de participação do parlamentar em eventual crime, além de arruinar de uma vez por todas a sua campanha. O “prestígio”concedido ao colaborador passa agora a conviver com o constrangimento de sua prisão em flagrante.
Há uma contradição corrosiva entre pedir ao eleitor confiança nas instituições e ter um integrante da própria estrutura política acusado de tentar subornar policiais. Mandato público exige respeito à legalidade também nos atos cotidianos de seus colaboradores.
Importante destacar que Lídio Lopes é marido da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e a prisão de seu assessor com R$ 127 mil torna indispensável investigar também se houve utilização de dinheiro ou estrutura do município nessa movimentação. Em razão dessa ligação familiar, a apuração deve rastrear a origem dos valores e verificar eventual participação de agentes públicos. Se recursos municipais foram empregados para favorecer uma campanha, o caso representa uma afronta ao contribuinte e à liberdade do voto. A prefeitura existe para atender a população, não para sustentar o projeto eleitoral do casal Lopes.
A suspeita de compra de votos atinge o ponto mais degradante da disputa eleitoral. Essa prática explora a dificuldade financeira de famílias e transforma necessidades urgentes em instrumento de poder. É uma política cruel, capaz de enxergar na falta de comida, no desemprego e nas contas atrasadas uma oportunidade de negociação. O eleitor recebe um benefício passageiro enquanto o beneficiário político pretende conquistar anos de mandato, sendo muito deles dedicados à corrupção.
A atuação da equipe policial, que segundo o registro deu prosseguimento à ocorrência apesar da suposta oferta de dinheiro, representa o limite que a fiscalização deve impor a esse tipo de conduta. A tentativa relatada de comprar uma saída não evitou a prisão. Nesse episódio, o trabalho policial prevaleceu sobre a alegada proposta de suborno. Uma resposta institucional firme diante de uma situação que merece repúdio.
A responsabilidade criminal será definida pelas provas, mas o vexame político já está na conta da campanha de Lídio Lopes. Um assessor nomeado, R$ 127 mil em pacotes, propaganda eleitoral e suspeita de compra de votos e suborno policial formam um retrato corrosivo para quem pede confiança nas urnas. O discurso de compromisso com o povo vira fumaça diante de uma ocorrência tão vergonhosa. Lídio pede mais quatro anos de mandato, mas chega às urnas com a própria credibilidade ferida. O eleitor merece representação, mas infelizmente recebeu uma campanha nas páginas policiais.