O custo do trecho será de R$ 1 bilhão e as obras devem começar em setembro
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a proposta da Arauco Celulose para a construção e a exploração de ramal ferroviário em Inocência pelo prazo de 99 anos. O trecho que começará a ser construído em setembro será a primeira obra desse modal a ser implantada em Mato Grosso do Sul em mais de 27 anos. No Estado, o último ramal foi inaugurado em 1999.
O grupo chileno entrou há um ano com o pedido para a construção dos 47 km ligando sua fábrica em Inocência à Malha Norte, com o objetivo de escoar uma produção estimada de 3,5 milhões de toneladas de celulose.
“Esse é o primeiro processo que, na verdade, foi autorizado no novo regime de autorização – vamos chamar assim – da nova regulamentação.
A ANTT já autorizou a construção e a Rumo também autorizou a conexão”, explicou o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
A Malha Norte é uma ferrovia brasileira que se estende por aproximadamente 755 km, conectando Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT). Atualmente, essa via é operada pela Rumo Logística, assim como a Malha Oeste em Mato Grosso do Sul.
“O ramal sai de dentro da fábrica [com o trem já] carregado e vai direto para o Porto de Santos, onde haverá a exportação lá em terminal próprio. A Arauco vai ser a primeira empresa de celulose de MS que vai ter uma logística de exportação estritamente ferroviária. Todas as outras usam uma perna rodoviária e outra ferroviária. Essa será a primeira a ter toda a exportação em cima da ferrovia, que consideramos isso excepcional em termos de logística”, disse o Verruck.
Ainda de acordo com o titular da Semadesc, em termos de documentação, o que falta atualmente é a declaração de utilidade pública (DUP) – após ela, é feita a desapropriação das áreas onde a ferrovia vai passar.
“A parte processual está toda resolvida. Em setembro, vamos fazer o lançamento dessa ferrovia. A ideia é de que em setembro a gente tenha tudo isso resolvido, de tal forma que eles possam, a partir de então, já iniciar as obras. Uma ferrovia dessa vai custar R$ 1 bilhão, pois hoje 1 km de ferrovia custa R$ 22 milhões”, reiterou.
A empresa está construindo no município uma fábrica de celulose com investimentos de US$ 4,6 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões). O lançamento da pedra fundamental foi realizado ontem, em Inocência, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
A Malha Norte é uma ferrovia brasileira que se estende por aproximadamente 755 km, conectando Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT). Atualmente, essa via é operada pela Rumo Logística, assim como a Malha Oeste em Mato Grosso do Sul.
“O ramal sai de dentro da fábrica [com o trem já] carregado e vai direto para o Porto de Santos, onde haverá a exportação lá em terminal próprio. A Arauco vai ser a primeira empresa de celulose de MS que vai ter uma logística de exportação estritamente ferroviária. Todas as outras usam uma perna rodoviária e outra ferroviária. Essa será a primeira a ter toda a exportação em cima da ferrovia, que consideramos isso excepcional em termos de logística”, Verruck.
Ainda de acordo com o titular da Semadesc, em termos de documentação, o que falta atualmente é a declaração de utilidade pública (DUP) – após ela, é feita a desapropriação das áreas onde a ferrovia vai passar.
“A parte processual está toda resolvida. Em setembro, vamos fazer o lançamento dessa ferrovia. A ideia é de que em setembro a gente tenha tudo isso resolvido, de tal forma que eles possam, a partir de então, já iniciar as obras. Uma ferrovia dessa vai custar R$ 1 bilhão, pois hoje 1 km de ferrovia custa R$ 22 milhões”, reiterou.
A empresa está construindo no município uma fábrica de celulose com investimentos de US$ 4,6 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões). O lançamento da pedra fundamental foi realizado ontem, em Inocência, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.