Nelsinho Trad e ex-presidentes da CRE discutem comércio internacional em meio às tarifas de Trump

O presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores), senador de Mato Grosso do SulNelsinho Trad (PSD), reunirá nesta quinta-feira (13) os ex-presidentes da comissão para discutir o comércio internacional e os impactos das novas tarifas dos Estados Unidos impostas por Donald Trump.

A iniciativa busca alinhar estratégias para o Brasil em um cenário global cada vez mais instável, marcado pelo protecionismo norte-americano e disputas comerciais.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do congressista, a reunião terá a presença do ex-presidente da República José Sarney e dos ex-presidentes da Comissão de Relações Exteriores Eduardo Suplicy, Heráclito Fortes, Eduardo Azeredo, Cristovam Buarque, Kátia Abreu e Aloysio Nunes.

A confirmação da Casa Branca nesta quarta-feira (12), das tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio, gerou forte reação internacional. A União Europeia já anunciou retaliações, enquanto o governo brasileiro convocou reunião para avaliar os impactos junto ao Ministério da Indústria e o Itamaraty. No Congresso, o senador Nelsinho Trad defende que o Legislativo seja proativo para que o Brasil faça frente aos desafios atuais.

Além da questão das tarifas, o encontro na CRE abordará as relações do Brasil com seus principais parceiros comerciais, o fortalecimento da diplomacia parlamentar e a necessidade de ampliar a presença do país nos fóruns internacionais. Um dos principais focos do senador Nelsinho tem sido a integração regional, especialmente por meio da Rota Bioceânica, um projeto estratégico que pode abrir novos mercados para o Brasil na Ásia.

“Vivemos uma nova ordem global e o Brasil precisa atuar de acordo com seu tamanho e sua importância. Precisamos de uma política externa assertiva, que defenda nossos interesses e aproveite as oportunidades que surgem nesse cenário desafiador”, afirmou o presidente da CRE.

O encontro será interativo e transmitido ao vivo pelo portal e-Cidadania, permitindo a participação do público.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
© 2024 O Consumidor News
Desenvolvido por André Garcia - www.conffi.com.br