26 de dezembro de 2024

Professor Riverton destaca importância da Educação Inclusiva em homenagem a quem trabalha pela acessibilidade

Cerca de 9% da população brasileira tem alguma deficiência, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2023.

Esse percentual equivale a 18,6 milhões de pessoas acima dos 2 anos de idade. Trabalhar a inserção social e igualdade para a população com deficiência é essencial e para reconhecer pessoas que atuam com este propósito, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (09) a sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Luta pela Acessibilidade e Inclusão”, honraria que reconhece e valoriza os esforços de indivíduos, entidades ou organizações que se destacam no campo da promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Sensível ao tema, o vereador Professor Riverton (PP) concedeu a honraria a dois dedicados profissionais relacionados à educação inclusiva, que possuem relevantes trabalhos na área, sendo eles os pedagogos Priscilla Basmage Drulis e André Gustavo Garcia Bruno. “Dados do IBGE mostram que no Brasil, as pessoas com deficiência estão menos inseridas no mercado de trabalho, nas escolas e, por consequência, tem acesso à renda mais dificultado. Segundo o levantamento, a taxa de analfabetismo para pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto para as pessoas sem deficiência foi de 4,1%. Números assustadores que comprovam a importância do trabalho de pessoas como a Priscilla e o André, que vencem barreiras e abrem caminhos para pessoas com deficiência por meio da educação”, declarou o vereador.

Sobre os homenageados – Priscilla Basmage Lemos Druli é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica. Em seu currículo, consta ainda mestrado em Educação e atualmente é Doutoranda em Educação. Atua há 24 anos na Educação. Hoje é coordenadora das altas habilidades/superdotação no Centro de Educação Especial Inclusiva da REME e professora da UEMS. “Me sinto lisonjeada pela escolha do meu nome para receber esta homenagem, com muita motivação para continuar galgando meu caminho na Educação Especial, e lutando pela acessibilidade deste público na educação e na sociedade”, declarou Priscilla.

Já André Gustavo Garcia Bruno possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Campo Grande e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é especialista em Educação Especial do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Desde 2007 é servidor público municipal, atuando também na Educação Especial, principalmente na condição de docente em formações em serviço, tendo na EAD a principal metodologia de atuação Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no que versa sobre a inclusão. “Parabenizo a mesa diretora da Casa de Leis pela iniciativa de propor esta homenagem, porque simboliza o reconhecimento do trabalho, dos esforços da dedicação destes profissionais em reivindicar os direitos das pessoas com deficiência, e não só das pessoas com deficiência, mas também de todos aqueles que de alguma forma são colocados à margem da sociedade. Agradeço também ao ilustre Professor Riverton, pela lembrança do meu nome, e me sinto extremamente lisonjeado, e creio também que esse sentimento é compartilhado com os demais colegas que hoje recebem essa homenagem”, disse.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
© 2024 O Consumidor News
Desenvolvido por André Garcia - www.conffi.com.br